Dia 20.10.2013, completam-se 124 anos da morte de Irineu
Evangelista de Souza, barão e visconde de Mauá. Ele viveu no século 19 e se
destacou como empresário, industrial e banqueiro. Mesmo passando a infância no
interior, sem muitos recursos, acabou estudando na Europa e construindo --entre
outras obras --a estrada de ferro que ligava o Rio de Janeiro a Petrópolis,
pela qual circulou a primeira locomotiva a vapor do Brasil, chamada de
"Baronesa".
A primeira locomotiva que correu no Brasil. - Foi no dia 20 de maio de
1854, exatamente há 120 anos, que correu a primeira locomotiva no Brasil. Até
meados do século passado, o Brasil utilizava como meios de transportes para a
sua produção apenas tropas ou lotes de muares carros de bois que percorriam
estradas más e deficientes, e barcas e canos nos rios navegáveis e no litoral.
O escoamento da produção agrícola do interior para
os centros de exportação era moroso e deficiente. Desde o tempo regencial havia
projeto de ferrovias. A gloria da realização coube, porém, à energia de Irineu
Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, na Baía do Rio, e o Fragoso na Raiz
da Serra da Estrela, em Petrópolis. Ligando a Rio a Petrópolis, foi a 30 de
abril de 1854 que, na América do Sul, pela primeira vez, uma locomotiva apitou,
anunciando a sua viagem inaugural. A locomotiva recebeu o nome de
"Baronesa" e foi assim chamada em homenagem à esposa de Mauá. Alguns
anos depois contratava-se a construção dos primeiros trechos da E. F. Pedro II
(hoje Central do Brasil) e de algumas outras. A E. F. Pedro II inaugurou seus
primeiros 48 quilômetros em 1858.
No mesmo ano se inaugurou o primeiro trecho de
estrada da capital baiana à Alagoinha e se iniciava a primeira via-férrea
pernambucana. Em 1860 começava a E. F. Santos Jundiaí. Em 1882 começava a de
Paranaguá a Curitiba, vencendo a serra sem cremalheiras nem planos inclinados.
Estendiam-se por mais de 9.000 quilômetros as vias férreas em tráfego no fim da
era imperial e 9.000 estavam em construção. Irineu Evangelista de Souza, o
futuro Visconde de Mauá, a quem coube a glória de construir a primeira estrada
de ferro no Brasil, nasceu no Rio Grande do Sul, em 1813. Aos 11 anos, era
simples caixeiro de uma loja de fazendas no Rio de Janeiro. Passando a
trabalhar numa casa inglesa na mesma cidade, veio a ser seu sócio-gerente. Mauá
faleceu em 1889, aos 76 anos de idade.
Fonte
Folha