O McDonald's teve receita
trimestral abaixo das estimativas de analistas e alertou que as vendas globais
comparáveis para outubro devem ficar relativamente estáveis, o que fazia suas ações
caírem nesta segunda-feira (21). As vendas nas lojas abertas há pelo menos 12
meses subiram 0,9% no terceiro trimestre, ante expectativa de analistas de um
aumento de 1%, de acordo com a Consensus Metrix. Uma pesquisa recente do
Goldman Sachs sugeriu que o McDonald's, que ultimamente tem ficado atrás de
rivais na introdução de novos itens de menu, pode estar perdendo a predileção
dos clientes. Nos Estados Unidos, as vendas comparáveis subiram 0,7%, mas
ficaram abaixo da média de 0,9% esperada por analistas. As vendas comparáveis
nas regiões Ásia/Pacífico, Oriente Médio e África tiveram um declínio de 1,4%,
mais alto que o estimado.
A empresa está lutando para
acelerar as vendas nos Estados Unidos após rivais menores, como a rede Wendy e
o Burger King, terem lançado novos itens de menu e ofertas por tempo limitado.
O McDonald's já havia visto um aumento nas vendas a partir da introdução de
novos itens, como aveia, wraps e lattes, mas seu menu mais complexo diminuiu o
serviço no drive-thru. A maior rede de restaurantes do mundo em receita
anunciou um lucro líquido trimestral de US$ 1,52 bilhão, ou US$ 1,52 por ação,
ante US$ 1,46 bilhão, ou US$ 1,43 por ação, um ano antes. A receita subiu 2,4%,
para US$ 7,32 bilhões. Analistas, em média, esperavam lucro de US$ 1,51 por
ação e receita de US$ 7,34 bilhões, segundo a Thomson Reuters. As margens dos
restaurantes, tanto de franqueados quanto de estabelecimentos operados pela
companhia, caíram no trimestre. Às 12h09 (horário de Brasília), a ação da
companhia recuava 1,02% nos Estados Unidos. No mesmo horário, o índice de ações
americano S&P 500 avançava 0,12%.
Fonte
REUTERS