Oto Alencar não tem medo de dizer a
verdade
“ESCLARECIMENTO
AGÊNCIA
NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES – ANTT
18/09/2013
O
governador da Bahia em exercício, Otto Alencar, acusa diretores das agências
reguladoras de viver em Brasília “longe da realidade, em ambiente de
traficância”.
A
ANTT rebate veementemente esta afirmação e a considera leviana, inverídica e
performática. Se há algum problema de visão é do Sr. Governador em exercício,
que só enxerga o problema local, não consegue ver o desenho nacional.
A
ANTT vem atuando duramente nas suas atribuições fiscalizatórias, e, com
transparência, aplicando as penalidades contratuais na empresa ViaBahia, como é
seu dever. No caso específico, a ANTT determinou a redução em 50% da tarifa
de pedágio devido à falha na prestação de serviço por parte da concessionária.
Porém, a decisão foi derrubada na Justiça, o que foge da alçada regulatória da
Agência.
As
ações possíveis foram e estão sendo executadas junto à empresa. Diretores da
ANTT fizeram diversas visitas à Bahia. Ninguém ficou prisioneiro de gabinete.
Ao contrário, foram verificar os problemas in loco. E estão trabalhando
para resolvê-los, não para aprofundá-los. Discursos eleitoreiros com foco
em caducidade de contratos de longo prazo, de nada adiantam para os fins
práticos, que são garantir a boa prestação do serviço ao usuário. O discurso
fácil, soa melhor do que arregaçar as mangas e atuar junto ao governo federal
nas dificuldades de implementação de investimentos, como remoção de
interferências que impedem o bom andamento das obras, neste caso o Governo
Baiano pouco faz para ajudar.
A
crítica, embora ofensiva e desmedida, dá mais força aos funcionários e
diretores da ANTT para solucionar as questões na Bahia e em todos os estados do
Brasil.
Brasília,
18 de setembro de 2013.
Diretoria
da ANTT.
