Cerca de
8,3 mil servidores aposentados e beneficiários de pensão do governo federal
terão seus pagamentos suspensos a partir deste mês. De acordo com o Ministério
do Planejamento, o pagamento foi suspenso porque eles deixaram de comparecer à
rede bancária entre março e junho para fazer o recadastramento anual. Segundo o
ministério, houve reiterados avisos para que os aposentados e pensionistas
fizessem o recadastramento nesse período. Para evitar o problema, bastaria ao
beneficiário comparecer a uma das 6 mil agências de bancos conveniados (Banco
do Brasil, Caixa e BRB) no mês em que faz aniversário”, lembrou o ministério.
Em nota divulgada hoje (18), o ministério destaca que “todos [beneficiários]
são avisados três vezes sobre a obrigatoriedade do comparecimento: a primeira,
uma carta de sensibilização no início do processo; depois, no mês anterior ao
aniversário, a convocação para fazer a atualização no prazo de 30 dias; e, ao
final desse período, quem não comparece ainda tem outra chance e recebe a
terceira notificação para se recadastrar nos 30 dias seguintes”.
Foram
emitidos 235.190 avisos individuais para recadastramento entre março e junho.
Destes, 8.330 beneficiários deixaram de comparecer à rede bancária. A suspensão
dos pagamentos equivale a cerca de R$ 30,4 milhões mensais ou R$ 395,2 milhões
por ano. Para ter o pagamento restabelecido e o nome incluído na folha
seguinte, ou em uma folha suplementar, basta ao beneficiário fazer o
recadastramento no órgão ou entidade de recursos humanos que concedeu o
benefício.
Fonte Agência Brasil
