O prazo renovação da frota
de ônibus, com mais de 10 anos em operação em Salvador, foi prorrogado pela
Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), para atender as
empresas, que tiveram dificuldade de adquirir veículos novos no mercado, dada à
oferta reduzida. A portaria 211/2013, que altera a data limite, antes
estipulada para 31 de agosto, foi publicada no Diário Oficial do Município
desta terça-feira (3). Com a mudança, a expectativa é que até o final deste ano
um total de 500 ônibus novos, o equivalente a 20% da frota, estará em
circulação, reduzindo a média de idade dos veículos para cinco anos. Segundo o
secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, a substituição dos
veículos, a partir de 01/01/2014, será realizada pelos vencedores da licitação
para concessão do sistema de transporte da capital baiana. Após a licitação,
ainda de acordo com o secretário, a renovação será acelerada, com estimativa de
atingir a média de 3,5 anos de idade dos veículos, em um prazo de três anos.
“Essa será uma das médias de idade mais baixas do país, eliminando um dos
principais pontos de insatisfação dos passageiros”. “Todos os veículos a serem
incorporados à frota, após a licitação, serão adaptados para utilização de
pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de possuir sistema de
ventilação forçada, dando maior conforto aos usuários”, completou. Com as
medidas, a Semut quer estimular o uso do transporte público na cidade e aliviar
o número carros de passeio nas vias. Também com a implantação dos corredores
exclusivos, a frota passará a contar com veículos refrigerados nas
linhas-tronco
Fonte Politica Livre
