Após a denúncia de que o governo norte-americano
espionou suas comunicações, a Petrobras declarou nesta quarta-feira, 18, que a
companhia investirá R$ 21,2 bilhões em TI e Telecomunicações no período de 2013
a 2017. Segundo a presidente da estatal, Maria das Graças Silva Foster, os
investimentos demonstram a importância que a companhia confere à proteção de
suas informações estratégicas. A executiva explicou que a empresa realiza um
trabalho constante de monitoramento e proteção de seus dados. Como exemplo,
citou a quantidade de e-mails que são preventivamente bloqueados. "Entre
nove de agosto e nove de setembro recebemos 195,9 milhões de e-mails. Destes,
16,5 milhões chegaram aos destinatários", disse. A Petrobras possui um
Centro Integrado de Processamento de Dados, ao qual o acesso é restrito. Ou
seja, as informações estratégicas da Companhia não transitam pela internet,
informou a presidente. "No Centro de Processamento de Dados está o conhecimento
de nossa companhia. As informações críticas estão armazenadas em sistema
fechado, com criptografia. O acesso ao centro é controlado com biometria,
pesagem e monitoramento com câmeras", explicou. Graça acrescentou que,
apesar de trabalhar com empresas parceiras e fornecedores, apenas a Petrobras
detém o conjunto das informações, permitindo somente à companhia
interpretá-las. Além disso, a companhia possui contratos que preveem confidencialidade.
