O
governador de São Paulo Geraldo Alckmin afirmou, nesta quinta-feira, que é
preciso respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acatar os
embargos infringentes para que haja um novo julgamento do mensalão. Porém, de
acordo com ele, é preciso ter confiança no Judiciário para que o caso não se
torne uma "vergonha nacional".
"A
decisão do STF é técnica, uma questão jurídica, de especialistas e dos melhores
juristas do País que interpretam a lei. E ela tem que ser respeitada. Nós temos
muita confiança de que o novo julgamento vai fazer justiça para que o País não
se envergonhe de impunidade. Isso não pode ser uma vergonha nacional",
disse o governador de São Paulo. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal
Federal (STF), votou na última quarta-feira pelo cabimento dos embargos
infringentes no processo. Com isso, ao menos 12 réus poderão entrar com novos
recursos que levarão a uma reanálise de seus casos.
Em um
voto que consumiu quase duas horas, o decano da Corte advertiu que a
admissibilidade dos embargos não implica necessariamente em sua aceitação pelos
ministros e menos ainda na discussão do mérito de cada recurso. Ou seja, para
Mello, a Corte decidiu que eles podem ser apresentados, mas não significa que
eles serão aceitos no caso dos mensaleiros e nem que um novo julgamento
signifique que haverá uma alteração na condenação dos réus.
(Terra)
