O Google estuda adotar um método próprio de coleta
anônima de dados. Com isso, a empresa de internet que mais recebe dinheiro
publicitário no mundo todo pode deixar de lado o uso dos cookies e se concentrar
em uma plataforma que lhe pertence. Isso é importante porque o Google detém 1/3
da receita publicitária mundial, que no total é de US$ 120 bilhões por ano. Se
a companhia resolver mudar o jogo, é certo que a maioria dos anunciantes terá
de segui-la. Uma fonte anônima disse ao USA Today que a plataforma se chamará
AdID e fará uma ponte direta entre internauta e anunciante, mas com controles
melhores quanto à privacidade de cada um. Embora não tenha falado sobre isso
ainda, o Google confirmou a ideia ao Wall Street Journal por meio de uma porta-voz. Ela
informou ainda que sua empresa não é a única a pensar em algo do tipo.
"Nós e os outros temos uma série de conceitos nesta área, mas eles estão
todos em estágios muito iniciais", afirmou.
Fonte Olhar
digital
